Quem Criou o Primeiro Cinto de Segurança de Três Pontas?

Quem Criou o Primeiro Cinto de Segurança de Três Pontas

A segurança no trânsito é uma preocupação cada vez maior, e um dos avanços mais importantes na proteção dos ocupantes de veículos foi a invenção do cinto de segurança de três pontos. Mas você sabe quem foi o responsável por essa inovação que salva milhões de vidas todos os anos?

A Invenção Revolucionária

O cinto de segurança de três pontos foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, um engenheiro sueco que trabalhava para a montadora Volvo. Antes disso, os veículos utilizavam cintos de dois pontos, semelhantes aos de aviões, que ofereciam pouca proteção em colisões mais severas.

Nils Bohlin, que anteriormente havia trabalhado na indústria aeroespacial desenvolvendo sistemas de ejeção para pilotos, aplicou sua experiência na criação de um cinto que segurasse tanto o tronco quanto o quadril de forma segura e confortável, reduzindo drasticamente o risco de lesões em acidentes.

O Lançamento Histórico

O primeiro carro a vir equipado com o cinto de segurança de três pontos como item de série foi o Volvo PV544, em 1959. A Volvo, reconhecendo a importância dessa inovação para a segurança pública, abriu mão da patente, permitindo que outras montadoras adotassem livremente o design. Esse gesto generoso fez com que o cinto de três pontos se tornasse o padrão mundial nos automóveis.

Impacto na Segurança

Estudos ao longo das décadas mostram que o cinto de segurança de três pontos reduz em até 50% o risco de morte ou lesões graves em acidentes. Estima-se que mais de 1 milhão de vidas já foram salvas graças a essa invenção.

Um Legado de Vida

Hoje, o nome de Nils Bohlin está inscrito no Automotive Hall of Fame, como reconhecimento pela sua contribuição inestimável à segurança automotiva. Ele não apenas criou um dispositivo eficaz, mas também ajudou a mudar a mentalidade da indústria e do público sobre a importância da segurança veicular.


Curiosidade:
Apesar de inicialmente algumas pessoas resistirem ao uso do cinto, hoje ele é obrigatório por lei em praticamente todos os países do mundo — tanto no banco da frente quanto no banco de trás.

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